Receita de Bolo de Caneca (Que Não Parece Esponja)

Bolo de Caneca

Daí você não teve paciência para sair com seus amigos com espertofones com que eles interagem mais do que com você, na mesma mesa.

E aí você está confortavelmente instalada no seu sofá, vendo a reprise de Dirty Dancing, e é acometida por uma vontade súbita e incontrolável de comer doce. Não tem chocolates, não tem bala Soft, a única coisa doce que tem é bala de colágeno que você comprou por dezoito reais (5 balas) e aí você corre para a internet e vê várias receitas de bolo de caneca (todas horríveis e secas).

Depois de dar uma olhada em várias receitas e de jogar fora várias canecas de esponjas em forma de bolo, cheguei a um resultado que realmente valeu a pena. Anota aí.

Como eu não tinha todos os ingredientes, construí um bolo base e você pode incluir pedaços de chocolate, calda quente ou coisas que combinem.

Derreta três colheres de sopa de manteiga no micro-ondas por 20 ou 30 segundos e depois acrescente 2 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (ou um achocolatado bom, depende do que você tiver no armário) e misture bem. Reserve.

Em outra vasilha, bata um ovo pequeno bem, acrescente 2 colheres de sopa de açúcar, algumas gotas de essência de baunilha e bata até formar um creme homogêneo.

Acrescente 1/4 de xícara de farinha de trigo, 1/3 de colher de chá de fermento e uma pitada de sal à mistura e em seguida coloque o chocolate e a manteiga e incorpore.

A mistura rende dois bolinhos de caneca. Coloque menos da metade da caneca de massa e, sem misturar, coloque uma colher de sopa de leite condensado. Coloque a caneca sobre um pires e leve ao micro-ondas. É importante colocar sobre um pires porque se fizer lambança é você quem vai limpar e limpar micro-ondas é uma desgraça.

No meu micro-ondas, levou um minuto para assar, mas vai depender do seu forno.

Ao retirar do micro-ondas, passe uma faca pelas laterais da caneca para desprender o bolo. Derrame leite condensado pelas bordas, aproximadamente umas 3 colheres de sopa, mas vai da sua vontade. Lave tudo o que você sujou enquanto o bolo absorve o leite condensado e aí é só voltar pra sonhar com o Patrick Swayze.

O leite condensado pode ser aquele baratal da promoção que a pessoa morre de vergonha de mostrar pra alguém e ser taxado de pedinte miserável, principalmente se ele for mais líquido do que os bons.

Adaptado daqui

Compartilhe no Facebook